Vitamina D

O que é a vitamina D

Lipossolúvel, a vitamina D é um hormônio esteroide que é a responsável por controlar 270 genes no organismo e regular o metabolismo ósseo. O principal meio de obtenção da vitamina D é a exposição ao sol, sendo que os raios solares (UVB) são as responsáveis por ativar a síntese deste nutriente. Sua produção também pode ocorrer a partir de alguns alimentos, como peixes ou feita em laboratório, em forma de suplemento alimentar.

Para o que serve a vitamina D

Este nutriente se faz necessário por conta da manutenção do tecido ósseo, que influencia o funcionamento do sistema imunológico, sendo muito importante para o tratamento de doenças como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, além de prevenir diversos tipos de câncer. A vitamina D em cápsulas também trabalha na secreção hormonal e no tratamento de doenças crônicas. Ela também é muito importante para gestantes, já que sua falta pode ocasionar abortos logo nos primeiros meses.

Quais os benefícios da vitamina D em cápsulas

A vitamina D protege o coração, pois está relacionado ao controle das contrações do músculo cardíaco, essenciais para bombear o sangue para todo o corpo, sendo que sua ausência pode favorecer o surgimento de placas que podem ocasionar doenças cardiovasculares, como derrame e até infarto; controla o diabetes, sendo que ela produz renina e insulina e inibe a resposta imunológica que causa reações entre o próprio organismo; também é importante para desenvolver os músculos, sendo que sua ausência pode causar fraqueza e maior risco de fraturas; além de aumentar a absorção de cálcio no intestino, fortalecer dentes e ossos e melhorar o equilíbrio.

Como tomar a vitamina D em cápsulas

A vitamina D está presente em boa parte dos alimentos de origem animal, como os peixes, além de gema de ovo, frutos do mar, leite e seus derivados. No entanto, estes alimentos não concentram as quantidades suficientes que o organismo precisa. Por isso, é importante que nosso corpo seja exposto ao sol cerca de 15 a 20 minutos por dia, principalmente os braços e as pernas, locais onde a vitamina D é mais absorvida.

Nestes casos, não é preciso passar o filtro solar, já que ao proteger a pele, ele inibe a retenção da vitamina em mais de 90%. Depois deste tempo, aí sim é recomendado o uso do filtro solar, sempre em horários como o início da manhã e o fim da tarde.

Aproveite os diversos benefícios da vitamina D e não deixe de alimentar corretamente, se expor de forma segura ao sol e praticar exercícios regularmente. Encontre também a vitamina D em forma de suplemento alimentar aqui no Saúde na Net. Você vai se surpreender!

Não existem produtos nessa categoria

Você está tentando acessar uma categoria, mas não existem produtos adicionados nela.

Ir às compras
Selos

Saúde na Net - CPF: 084.963.979-47 © Todos os direitos reservados. 2018