Vitamina C

O que é a vitamina C

Chamada cientificamente de ácido ascórbico, a vitamina C é um nutriente hidrossolúvel, ou seja, solúvel na água. Trata-se de uma vitamina que não é capaz de ser sintetizada pelos humanos, logo, a única forma de obtê-la é pelo consumo de alimentos. Muito rica e essencial para a saúde humana, ela possui compostos nitrogenados que a torna uma poderosa fonte antioxidante, ajudando as células do organismo a se desenvolver de forma saudável.

Para o que serve a vitamina C em cápsulas

A vitamina C possui diversas funções bioquímicas no organismo de vital importância: ela age no sistema imunológico, combate os radicais livres, e ainda atua na absorção de ferro, reduzindo o nível de triglicerídeos e colesterol. Para um funcionamento correto de todo o organismo, é necessário que haja um balanceamento de oxidantes e antioxidantes.

Portanto, quando um desequilíbrio de uma ou outra acontece, ocorre o stress oxidativo, que em muitos casos, pode ser um problema grave ao funcionamento correto das funções do corpo. Já os chamados radicais livres movimentam-se pelas células e tentam se ligar a outras moléculas, tentando atingir o DNA e as proteínas, que sofrem pelo ataque e acabam causando os mais diversos tipos de doenças.

Quais os benefícios da Vitamina C

Para se ter uma ideia do quão importante é a vitamina C, vamos citar alguns dos benefícios obtidos pelo consumo deste nutriente: ele combate gripes e resfriados, isso por conta do suporte dado ao organismo, graças a suas funções à favor do sistema imunológico; melhora a absorção do ferro, que como já dito anteriormente, ele metaboliza e absorve a vitamina, garantindo mais energia e resistência ao corpo; previne doenças de origem degenerativa, como doenças cardiovasculares e câncer, combate o envelhecimento precoce, fortifica os ossos, graças a produção de colágeno que ela provoca, combate problemas de visão, já que ela protege a mácula ocular e previne a catarata; previne derrames, por conta da sua produção de elastina e colágeno, o que evita o surgimento de placas e coágulos nas artérias e ainda queima gorduras, sendo que ela produz boas quantidades de carnitina, transformando-a em energia para as atividades.

Como tomar vitamina C

Bastante conhecida por estar presente nas frutas, a vitamina C de fato pode ser encontrada em alimentos como a laranja, o limão, o kiwi, acerola, caju, goji-berry, e etc. Mesmo presente em diversas frutas e outros alimentos, fazer uso de suplementação de vitamina C é uma opção bacana, já que o corpo precisa muito deste nutriente para o gasto de energia.

É indicado o uso de doses pequenas em cápsulas, a não ser que você seja um atleta e pratique atividades físicas mais intensas, aí a indicação para uso pode se um pouco maior. Consulte um especialista e busque uma dieta bem balanceada.

Selos

Saúde na Net - CPF: 084.963.979-47 © Todos os direitos reservados. 2018