Cálcio

O que é cálcio

Com certeza, você já ouviu falar do cálcio, mas sabe o que ele é, de fato, e seus benefícios? O cálcio é um mineral muito importante para a construção e manutenção dos ossos, contração dos músculos e transmissão dos impulsos nervosos. Dentro do organismo, o cálcio está presente nos ossos, sangue e dentes, estando envolvido diretamente no metabolismo em todas as células do corpo, seja nos mecanismos de contração muscular dos membros e do coração ou durante a transmissão dos impulsos nervosos entre o cérebro e todas as funções do corpo.

Mas para o que serve o cálcio

Ele é um elemento essencial para o organismo logo no período da infância, que se aproveita do nutriente para fortalecer os dentes e ossos, funcionando, no futuro, como reserva, caso o corpo tenha deficiência. O baixo consumo de cálcio pode ser um problema, já que, neste caso, o organismo retira dos ossos o cálcio necessário para nutrir as outras funções do corpo que necessitam dele. Quando isso ocorre por muito tempo, problemas como osteopenia e osteoporose podem surgir no futuro.

Quais são os benefícios do cálcio

O cálcio ainda mantém o equilíbrio do PH sanguíneo, transmite impulsos nervosos e participa da coagulação do sangue. Vitaminas como a D e a K ajudam o organismo a absorver a maior quantidade possível de cálcio e ainda agindo como coagulante do sangue.

O cálcio também ajuda a regular a pressão sanguínea, auxilia na redução de hipertensão moderada, ajuda a condução dos impulsos nervosos e ainda na contração do coração. Ele é tão importante que sua falta no organismo pode causar problemas importantes que não devem ser ignorados, já que a médio ou longo prazo podem dar origem a doenças como osteoporose, por exemplo. Se você sente irritabilidade, depressão, cólicas, ansiedade, dor na coluna e depressão, pode ser que seu corpo esteja necessitando de mais cálcio.

Como tomar o cálcio

O cálcio pode ser encontrado em uma infinidade de alimentos, como leites, queijos, iogurtes, peixes, feijão, brócolis, amêndoas, gergelim, manjericão, couve, rúcula, ovo, grão de bico, linhaça, aveia e muito mais. Ele também está presentes em suplementação alimentar, geralmente em forma de cápsulas, sendo uma opção muito válida para repor o cálcio necessário para o organismo. Uma alimentação variada e saudável é o suficiente para manter o corpo com a devida quantidade de cálcio para o seu funcionamento correto.

Não abra mão de uma vida mais saudável, alimente-se bem, pratique exercícios e garanta hoje mesmo mais cálcio para o seu organismo aqui no Saúde na Net! Cálcio e suplementação saudável é o que não falta por aqui. Confira!

Selos

Saúde na Net - CPF: 084.963.979-47 © Todos os direitos reservados. 2018