Ômega 3

O que é  Ômega 3

O ômega 3 é uma junção de ácidos graxos poliinsaturados presente em alimentos como os peixes, crustáceos, linhaça e algas, por exemplo. Sua composição química é importante, pois incluem os chamados ácidos docosahexaenóico, o chamado DHA, e ácido eicosapentaenóico, o EPA. Os peixes de águas profundas são os que mais concentram o ômega 3, já que ao comerem pequenas algas e crustáceos, elas se tornam reservatórios deste nutriente.

Para o que serve o Ômega 3

Ele é um poderoso agente à favor do combate a problemas de saúde inflamatórios e cardiovasculares. Ele também é um elemento importantíssimo das membranas celulares, agindo diretamente no mecanismo de sinalização presentes nos receptores. Isso quer dizer que o tal ácido graxo trabalha a função dos receptores localizada na parte externa das células. Sendo assim, eles estão presentes no processo de produção hormônica que controla e estabiliza as paredes das artérias, além de afetar os processos relacionados ao metabolismo e a coagulação do sangue.

Quais os benefícios do ômega 3

O consumo deste nutriente, que pode ser feito através de alimentos ou suplementação, pode trazer diversos benefícios à saúde: ele fortalece o sistema imunológico, combate a depressão, diminui os níveis de triglicérides e colesterol do sangue, possui ação anti-inflamatória, promove melhor desenvolvimento cognitivo, ajuda no controle da pressão arterial e ainda serve como nutricosmético, já que ele ajuda a melhorar a aparência da pele.

No caso do sistema cardiovascular, o ômega 3 trabalha de duas maneiras: o chamado EPA age no controle das plaquetas sanguíneas, sem permitir que o sangue coagule, motivo principal que causa infartos e AVC. Além disso, ele ainda reduz os níveis de triglicérides, que nada mais é que um tipo de gordura não-benéfica ao organismo.

vPor outro lado, o DHA é o que contribui para evitar arritmias cardíacas, controlando a atividades elétricas ligadas ao coração. Ele também é bom para a visão, já que o ômega 3 é indispensável para o recobrimento da retina. Esta parte em específico possui o papel de tornar o estímulo luminoso em estímulo elétrico para o cérebro, fazendo com que o processo da visão aconteça. E mais: graças a sua ação anti-inflamatória, ele ainda é um poderoso aliado à perda de peso (se ingerido de forma moderada, sem exageros).

Como tomar ômega 3

Há quem diga que o ideal para se consumir de ômega 3 é até 4 gramas ao dia, já outros indicam de 1 a 3 gramas por dia. Por isso, é ideal que haja um acompanhamento médico, sendo que o profissional irá indicar qual a quantidade certa para o seu caso. É possível encontrar em certos alimentos uma boa quantidade deste nutriente: peixes de água fria, óleo de soja e canola, linhaça, sementes, nozes e vários outros.

No caso dos suplementos, que também devem ser feitos somente com a indicação de um especialista, é uma opção muito boa, já que ele pode nutrir diretamente este nutriente tão importante para o corpo. Adicione o ômega 3 na sua dieta e confira os diversos benefícios que este produto natural pode oferecer à sua saúde. Aqui no site você encontra o melhor ômega 3 do mercado, um poderoso aliado à sua saúde. Não perca!

Selos

Saúde na Net - CPF: 084.963.979-47 © Todos os direitos reservados. 2018